Área de Atuação

Mossoro/RN

Itinerário

Mossoró é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte, capital do Semiárido brasileiro. Ocupa uma área de aproximadamente 2 100 km², sendo o maior município do estado em área, estando distante 281 quilômetros da capital estadual, Natal. Com mais de 300 mil habitantes, é o segundo mais populoso do Rio Grande do Norte, depois da capital, o mais populoso do interior do estado e o 95º do Brasil.

Localizado entre duas capitais, Natal e Fortaleza, ambas ligadas pela BR-304, que passa pelo município, Mossoró é uma das principais cidades do interior nordestino e vive um intenso crescimento econômico e de infraestrutura, sendo uma das cidades brasileiras de médio porte mais atraentes para investimentos no país. O município é um dos maiores produtores nacionais de petróleo em terra e sua economia tem como destaque a fruticultura irrigada, voltada em grande parte para a exportação.

Separado de Assu em 1852, o município possui sua história marcada por fatos notórios, dentre os quais a abolição da escravidão (1883), cinco anos antes da Lei Áurea, o primeiro voto feminino e a resistência histórica ao bando de Lampião (1927). Reduto cultural do Rio Grande do Norte, Mossoró se destaca também pelo turismo de negócios. As festividades realizadas na cidade anualmente atraem uma enorme quantidade de turistas, como o Mossoró Cidade Junina, um dos maiores arraiás do Brasil, e o Auto da Liberdade, o maior espetáculo brasileiro em palco ao ar livre. 

De acordo com a divisão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vigente desde 2017, o município pertence às regiões geográficas intermediária e imediata de Mossoró. Até então, com a vigência das divisões em microrregiões e mesorregiões, o município fazia parte da microrregião de Mossoró, que por sua vez estava incluída na mesorregião do Oeste Potiguar. Dista 281 quilômetros de Natal, capital estadual, 237 quilômetros de Fortaleza, Ceará (capital estadual mais próxima) e 1 977 quilômetros de Brasília, capital federal. Com uma área de 2 099,36 km² (3,9753% da superfície estadual), Mossoró é o maior município em extensão territorial do Rio Grande do Norte e se limita com os municípios de Aracati (Ceará), Tibau e Grossos a norte; Governador Dix-Sept Rosado e Upanema a sul; Areia Branca, Serra do Mel e Assu a leste e Baraúna a oeste. 

O relevo do município, com altitudes predominantes abaixo de cem metros, é formado pela Chapada do Apodi (que abrange terrenos cortados pelos rios Apodi-Mossoró e Piranhas-Açu e com tendência ligeiramente elevada), Depressão Sertaneja-São Francisco (terrenos entre a Chapada do Apodi e o Planalto da Borborema), depressão sublitorânea (terrenos de transição entre os tabuleiros costeiros e o Planalto da Borborema) e planícies fluviais (localizadas às margens dos rios). O ponto culminante do município é a Serra Mossoró, a dezesseis quilômetros da cidade, cujo pico está a uma altitude de 268 metros. 

O município possui todo o seu território situado na Bacia Hidrográfica do Rio Apodi/Mossoró. Os principais rios que cortam o município são o Apodi/Mossoró e do Carmo. Os principais riachos são o Bonsucesso, do Cabelo Negro, de São Raimundo e do Pai Antônio. Os maiores reservatórios, com capacidade igual ou superior a cem mil metros cúbicos de água (m³) são o Açude Favela (500 000 m³), as barragens Lagoa de Paus (264 000 m³), de Baixo (250 000 m³), Mossoró e Santana dos Pintos (ambos com capacidade para 100 000 m³). 

A biodiversidade no município de Mossoró pode ser observada tanto na flora, quanto na fauna, especialmente nesta última em virtude de ter sido descoberta neste município a espécie Hypsolebias bonita, uma espécie de peixe anual (killifish) que é conhecida na região como "peixe das nuvens", que recebeu esse nome em homenagem à cangaceira Maria Bonita. 

Os tipos de solo predominantes são o cambissolo eutrófico, que possui alto nível de fertilidade, textura de argila e drenagem de boa a moderada; a rendzina, semelhante ao cambissolo, mas com drenagem moderada a imperfeita; e o latossolo, do tipo vermelho amarelo eutrófico, com nível fertilidade entre médio a alto, textura média e drenagem de boa a extrema. Há ainda os solos podzólico vermelho amarelo equivalente eutrófico, o solonchak e o vertissolo.

Esses solos são cobertos pela caatinga hiperxerófila, vegetação formada por espécies de baixo porte adaptadas à seca, como o faveleiro, a jurema-preta e o mufumbo, além da vegetação halófila, com espécies adaptadas ao alto grau de salinidade (entre os quais o bredo e o pirrixiu), e dos carnaubais, vegetação que possui a carnaubeira e a palmeira como espécies predominantes. Parte do território mossoroense está inserido no Parque Nacional da Furna Feia, área de preservação ambiental com 8 494 hectares de área (a maior parte no município de Baraúna e o restante em Mossoró), criado por decreto presidencial em 5 de junho de 2012, nas comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, com o objetivo de preservar o bioma da caatinga local. 

Mossoró, com seu clima semiárido do tipo Bsh, é um dos municípios mais quentes do Rio Grande do Norte, com temperaturas podendo chegar aos 38 °C em algumas ocasiões, e a sensação térmica passar dos 40 °C. As precipitações se concentram no primeiro semestre do ano e ocorrem sob a forma de chuva, mais raramente de granizo, podendo também virem acompanhadas de raios e trovoadas e ainda serem de forte intensidade. Durante a tarde, em especial na estação seca, a umidade do ar despenca, muitas vezes para abaixo dos 30%, bem abaixo dos 60% considerados ideais pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), de 1970 a 2008, e da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), a partir de março de 2021, a menor temperatura registrada em Mossoró foi de 16 °C em 7 de junho de 1996 e a maior atingiu 39,6 °C em 14 de outubro de 1979, ambas registradas pelo INMET. O maior acumulado de precipitação alcançou 203,5 mm em 22 de abril de 2013. O recorde de mensal de precipitação pertence a abril de 1985, com 677,2 mm acumulados.

ROTAS:

1 – ABOLIÇÃO
2 – SANTA DELMIRA
3 – REDENÇÃO
4 – ABOLIÇÃO V
5 – VINGT ROSADO
6 – UFERSA
7 – ALTO DE SÃO MANOEL
8 – UNIVERSIDADES
9 – NOVA VIDA
10 – SUMARÉ
11 – LIBERDADE
12 – PLANALTO
13 – BOM JESUS
14 – BELO HORIZONTE
15 – BOA VISTA
16 – SHOPPING
17 – RODOVIARIA
18 – MACARRÃO
19 – NOVA MOSSORÓ
20 – SANTO ANTONIO
21 – BARROCAS
22 – ODETE ROSADO
23 – PRESIDIO FEDERAL
24 – NOVO CANGAÇO
25 – NOVO CANGAÇO CENTRAL
 

Mapa